9ª rodada define primeiros classificados à próxima fase da CEA

A 9ª rodada da Copa Entre Amigos – CEA 2018 foi de muitas emoções, grandes embates e seleções matematicamente classificadas a fase de quartas de finais. Itália e Camarões venceram seus duelos, e com isso garantiram as vagas. Agora restam seis em disputa.

Além disso, tivemos nova derrota da Irlanda, que já pede o retorno de seu craque Vinicius até por música, os quatro tentos do goleiro italiano Danrlei numa partida e para a lesão do atleta e Guido, no qual desejamos uma pronta recuperação.

Animados? Então, vamos nessa!

Hong Kong 8 x 5 Holanda

Na quadra 2, Hong Kong e Holanda mediam forças na busca por três pontos. Os Laranjas, que vinham de folga tinham a difícil missão de parar o ímpeto Asiático após a goleada por 18 a 2 no ultimo jogo. Num início bastante disputado, a partida era franca, tanto que não demorou para o duelo ser aberto: Jhou, arqueiro da Holanda fez o primeiro, mostrando que também sabe marcar seus gols. Porém num intervalo de um minuto Hong Kong virou com Albano e Mano, dando pinta que viria mais bolas na rede. E veio nos pés de Danilo que empatou o confronto para a Laranja Mecânica. Mas, novamente os Asiáticos marcaram duas vezes em pouco tempo com a dupla Mano/Albano, abrindo leve vantagem e finalizando a primeira etapa em 4 a 2.

No segundo tempo Hong Kong marcou outros dois tentos em questão de minutos, mostrando que queria liquidar a partida. Para a Holanda a diferença de quatro gols no embate e ainda tendo seu craque Magrão no banco por conta de lesão era o impulso que faltava para a equipe sair com a derrota, mas ai eis que surge o atleta Moser, que num lampejo de Robben, chamou a redonda de querida, fazendo três tentos e botando fogo no embate. Faltando pouco menos de 10 minutos, era difícil prever o que iria acontecer até a equipe Holandesa cansar e Hong Kong não, principalmente Albano que parece incansável. O atleta vez mais dois tentos para sua equipe, decretando a vitória dos Vermelhos por 8 a 5. Triunfo coloca os Asiáticos na 5ª posição, com 16 pontos, enquanto que os Laranjas seguem em 10º com 7 tentos.

Opinião: Baita jogo neste início de rodada fizeram Hong Kong e Holanda. Equilibrado, disputado e cheio de oportunidades, onde quando parecia que uma seleção definiria o duelo, a outra não desistia, deixando ainda mais empolgante. Os Asiáticos mostram que estão em grande fase e no momento certo da competição. Já os Laranjas sentiram o peso da ausência de seu craque, o atleta Magrão, que até entrou em quadra nos minutos, mas pouco fez por conta de lesão.

Escócia 4 x 14 Itália

Na quadra principal, Escócia e Itália era o típico duelo de novela: o final sempre é quase o mesmo. Apesar do excelente início Escocês, abrindo dois tentos de vantagem, com seis minutos os Italianos já haviam virado o placar e ampliado ainda mais com 15 minutos jogados, marcando mais três gols. Nada de novo, a não ser pelos dois tentos contras, sendo um de cada seleção, nenhum gol dos Rosas ser de Weslley (algo raro) e pelo tento do goleiro Danrlei, atleta que ainda seria peça fundamental na partida. Ah, o placar final do primeiro tempo ficou em 6 a 2.

Veio à segunda etapa e com ela os tentos de Digol para a Itália e Badaz para a Escócia. Neste ritmo, a partida foi desenrolando e os gols saindo… Luan Santana e Marcos para a Azurra, Badaz para os Escoceses. Sem medo de ser feliz, a Escócia resolveu ‘ousar’ botando um goleiro linha a fim de meter uma pressão nos Italianos. O efeito não foi conforme o planejado, já que a seleção tentava a infiltração antes da meia quadra, facilitando os desarmes da Azurra e colocando como destaque o arqueiro Danrlei, irmão mais velho de Donnarumma. O atleta fez simplesmente três, dos quatro tentos dos Italianos nos cinco minutos finais (o outro foi do jogador Leo, mas ninguém se importa), transformando o resultado em goleada, e decretando novo triunfo, desta vez por 14 a 4. A vitória põe a Itália na liderança do CEA, com 21 pontos, deixando a Escócia na vice-lanterna com apenas 3 tentos e praticamente fora da fase final.

Opinião: Partida definida logo no seu início. Apesar da vantagem, a Escócia demonstra que realmente este ano não vai dar para buscar uma das vagas a próxima fase. Seu plano tático na maioria das vezes não encaixou, e quando tentou mudar… Aos Italianos a primeira vez a gente nunca esquece. Liderança com goleada é para poucos, sem contar seu goleiro Danrlei, que além defender, gosta de marcar. Deve ter mais gols que eu, você e outros 57 atletas que leram a matéria.

Estados Unidos 3 x 3 Paraguai

No duelo das 09h, Estados Unidos e Paraguai foi deslocado para a quadra 2, pois poucos queriam ver este duelo de seleções nível Série B. Brincadeiras a parte, o confronto valia de tudo um pouco, onde cada equipe buscava seu objetivo na competição. Entretanto, a partida demorou a engrenar, e os primeiros 10 minutos foram mais de estudados do que jogados. A estratégia Americana (não me pergunte qual era, porque não sei) começou a colher frutos aos 12 minutos quando Allan abriu o placar. Seis minutos depois, Ibragol, ou Edu, ampliou o marcador para os EUA que ainda fizeram mais um com Allan, fechando a primeira etapa em 3 a 0.

No segundo tempo o Paraguai voltou mais aguerrido, buscando diminuir o placar e não querendo ser ele a seleção que tiraria o lacre Americano. Aos 5 minutos, Caíque, jogando na linha fez o tento Paraguaio, fazendo 3 a 1. Cinco minutos depois, Luiz marcou, deixando a vantagem EUA em apenas um tento. Restava ainda 15 minutos, no qual as pernas dos atletas dos Estados Unidos começaram a pesar, os passes já não saíam com qualidade. Seria o prenúncio do empate? Sim. Aos 41 minutos, o goleiro Feitosa empatou o placar, dando um balde de água fria nos Estados Unidos. Nos minutos finais, ambas as seleções buscaram a vitória, mas o resultado teimou em não se alterar, no qual o embate ficou em 3 a 3. Empate deixa o Paraguai em 11º lugar, com 6 pontos e os EUA ainda na lanterna, mas agora com um pontinho.

Opinião: Partida resumida da seguinte forma. Primeiro tempo: bandeiras tremulando, gritos de torcida “EUA! EUA!”. Segundo tempo: é, veja bem, pelo menos não perdemos. Este é o sentimento que a torcida Americana sai de quadra após sua equipe estar vencendo, porem ceder o empate. Os Estados Unidos jogaram bem, porém sentiram o peso da vitória, que teima em não vir. Para o Paraguai, o empate saiu no lucro já que a seleção estava perdendo por grande vantagem, e ainda não contava com seu craque Salbego machucado. Entretanto, o resultado não serviu de muita coisa na tabela, e as chances de classificação ficam ainda menores.

País de Gales 9 x 4 Eslovênia

Num dos grandes embates da rodada, País de Gales e Eslovênia queriam somar aqueles preciosos pontos, além de vencer um adversário direto na tabela. Não por acaso a primeira etapa foi muito bem disputada, tanto que Roni pelo lado Galês e All…, não, Danilo, para os Eslovenos deixaram o duelo em 1 a 1. Os Cinzas queriam mostrar que sua dupla estava afiada e antes dos 10 minutos, já vencia a partida por dois tentos de vantagem, gols de Inho e Welington. Mas a Eslovênia também tinha em quem apostar e todos já sabem de quem se trata: Allison, artilheiro da competição estava bem marcado, porém bastou um descuido para ele deixar sua marca e diminuir o placar. A partir daí, os espaços foram praticamente zero, e sem maiores oportunidades, o resultado foi de 3 a 2.

Na segunda etapa, o confronto mudou completamente de panorama quando a seleção do País de Gales impôs seu modelo, marcação + anula Allison. Assim, num intervalo de quatro minutos, a equipe fez três gols, sendo dois de Marcelinho, deixando uma grande vantagem na partida. Precisando diminuir o embate, a Eslovênia partiu ao ataque, onde até o arqueiro Alex quis resolver à parada. Ele apenas esqueceu que do outro lado havia o atleta Roni, atleta com visão periférica, onde percebendo que o arqueiro estava adiantado, emendou uma cobertura para fazer um golaço. Minutos depois, um lance parecido e…. golaço de cobertura novamente. Com isso, a partida já estava em 9 a 2. Danilo e Allison ainda tentaram empolgar sua seleção, mas sem tempo, o resultado ficou em vitória de Gales por 9 a 4. Triunfo deixa o País de Gales na 4ª colocação, com 18 pontos, mesma pontuação que a Eslovênia, que agora ocupa o 3º lugar.

Opinião: Grande jogo fizeram as seleções onde demonstram porque são favoritas ao título. O País de Gales conseguiu anular muito bem o artilheiro Allison, contra atacar com jogadas de velocidade e contar com a precisão nos chutes de longa distancia de Roni. Ou seja, uma partida louvável da surpresa da competição até aqui. Já pelo lado da Eslovênia, o duelo traz algumas lições que precisam ser corrigidas, principalmente pelo seu arqueiro que parecia o Rogerio Ceni nos tempos de São Paulo, mais adiantado que horário de verão.

Camarões 12 x 6 Nova Zelândia

O duelo da Tv trazia outro grande jogo a se analisar. De um lado a seleção de Camarões, que mesmo entre os líderes vinha fazendo partidas ruins. De outro a Nova Zelândia que trazia na bagagem o retorno de craque Tevez. Porem quando a partida começou, o que se viu foi um confronto onde os Africanos dominaram a primeira etapa. Chamando os Neozelandeses para seu campo, Camarões optou pela marcação, onde Kimura, substituto de Caco, não dava brechas ao atleta Tevez Assim, a equipe Camaronesa já vencia por 3 a 0, sendo um dos tentos de cabeça do pequeno notável Padilha, após passe ‘com a mão’ do jogador Taborda, em cobrança de escanteio. A NZ ainda diminuiu com seu craque, num dos raros momentos em que o Samurai Kimura não estava de guarda, porém com mais três tentos, os Africanos ampliaram ainda mais a vantagem. Tevez ainda fez outro gol, fechando a primeira etapa em 6 a 2.

No segundo tempo, o ritmo continuou igual, mesmo após a Nova Zelândia tentar uma pressão inicial. Mais três gols de Camarões, sendo um, a famosa aula de contra ataque, com passes de primeira até a conclusão de Padilha. Para piorar, o arqueiro Neozelandês Guido sofreu uma séria lesão após tentar cortar um contra golpe, tendo que ser carregado pelos atletas. Mesmo com a baixa, os Pretos não desistiram, marcaram mais dois tentos antes dos 35 minutos, diminuindo o marcador em cinco gols. Só que a manhã realmente era Camaronesa, que com mais dois tentos, voltou a ter larga vantagem e apesar dos gols de Destro e Salgado para a NZ já no fim, a seleção Africana saiu com a vitória por 12 a 6. Com o resultado, Camarões chegou a 21 pontos, na vice-liderança, enquanto que a Nova Zelândia é a 6ª colocada com 15 tentos.

Opinião: Quem assistiu ao duelo não imaginaria que o placar seria tão elástico. Camarões mostrou que tem elenco e plano tático para ser uma das seleções favoritas ao título. Kimura substituiu muito bem o atleta Caco, que viu sua equipe com toques envolventes, digna da África. Pelos lados da Nova Zelândia, um duelo para entender que o melhor ataque é a defesa. A seleção foi presa fácil para seu adversário. Para completar, a equipe poderá ficar sem seu arqueiro Guido que sofreu uma lesão no joelho. Ainda não sabemos a gravidade, mas sua titularidade é praticamente descartada para o próximo desafio Neozelandês.

Irlanda 3 x 8 Qatar

Fechando os trabalhos da rodada, Irlanda e Qatar faziam o confronto da recuperação, já que seus últimos desafios não foram dos melhores. Os Árabes tinham o retorno da lenda Regi no ataque. Já os Irlandeses queria apagar a péssima impressão causada no duelo passado, porém ainda não teria em quadra seu craque, Vinicius. A partida começou equilibrada, porem aos 4 minutos, Hetchko abriu a contagem para os Vinhos, fazendo com que os Irlandeses saíssem ao ataque. Foi à mesma coisa como se pedisse ‘me goleie outra vez’, tamanha a facilidade que o Qatar contra atacava. 15 minutos e o placar era de 3 a 0, sendo um de Binho num golaço de fora da área. Aos 20 minutos, mais dois tentos (da lenda Regi) e assim, o resultado ao final do primeiro tempo foi de 5 a 0.

Veio à segunda etapa, vieram às seleções do mesmo jeito, e com isso veio mais dois gols do Qatar. A urucubaca era tanta na Irlanda que até quando a cabeçada do adversário era errada, a bola teimava em entrar. Faltando 10 minutos, os Irlandeses enfim botaram a cabeça no lugar, começaram a tocar a bola até surgir os espaços e… Não é que saiu os gols. Samuca, Cris e Baiak deram uma sobrevida à equipe, diminuindo a vantagem em quatro tentos. Só que faltando três minutos para o fim, o arqueiro Edno acabou com as esperanças, fazendo mais um tento para os Asiáticos, e decretando a vitória por 8 a 3. Com o resultado, o Qatar foi a 11 pontos, entrando no G8. A Irlanda caiu para a 7ª posição com 12 tentos.

Opinião: Duelo de estremos, apesar da classificação das seleções na tabela. O Qatar ainda busca pela sua equipe ideal, já que faz jogos de muita qualidade e outros de péssima. A seleção tem tudo para conquistar a vaga para a próxima fase, só depende de si. Já a Irlanda… Quando que o Vinicius retorna mesmo? Impressionante como a seleção caiu de produção após a ausência de seu craque. Nada da certo. Circula nos bastidores que o elenco organizou um jatinho fretado ao atleta assim que retornar de férias. Tem mais: boatos que a equipe mandou até um áudio para que o Vini retorne, com uma musica adaptada da Adriana Calcanhoto, que é mais ou menos assim: “Samuca não passa, Baiak não marca, sou eu Vini sem você; Cris já não toca, Tan só se enrola, sou eu Vini sem você; To louco pra tiver chegar, To louco pra tiver descer do avião, retomar o compasso, vendo os seus golaços, que falta nessa seleção; (refrão) Eu não existo longe de você, ser goleado é meu pior castigo; eu conto as horas pra poder ti ver, mas a tabela está de mal comigo… por quê?”.

Espetinhos Americanos no Bar Kanavial, no Brooklyn.

Num dos pontos de maior movimento do Brooklyn, em Curityba-NY, especificamente no Bar Kanavial que a seleção dos Estados Unidos escolheu para seu churrasco do CEA. O cardápio sugestivo era os deliciosos espetinhos “I Love EUA”, nos diversos sabores, como carne, frango, coração, Mc Donalds e Donuts, acompanhados de pão, maionese e farofa.

O público presente pode degustar de um dos pratos típicos americanos. Dentre os intermináveis sabores, os que realmente fizeram os convidados irem ao delírio foi os espetinhos de linguiça e salsichão, no qual tinha até fila para retirada da comida. Alguns até dividiam entre si, para que não faltasse ao colega do lado, num lindo gesto de confraternização.

Related Images:

Comentários

Comentários